quarta-feira, 14 de março de 2012

O homem dos 100 dias

Um português a pedalar por Lisboa e Portugal Continental

Paulo Guerra dos Santos, 38 anos, licenciado em Engenharia civil, mestre em Vias de Comunicação e transportes. Atualmente, formador de topografia e engenharia de estradas assistidas por computador, decidiu em 2010, fazer em 100 dias a volta a Portugal Continental. Percorreu assim mais de uma centena de cidades e vilas de Norte a Sul. Uma viagem ao longo de quatro meses, com o intuito de promover a utilização da bicicleta.

A aventura começou a 22 de Maio de 2010 na torre de Belém, Lisboa. O regresso coincidiu com o Dia Europeu sem Carros, a 22 de Setembro. Antes de iniciar a viagem, Paulo Santos tirou um mestrado, que consistiu na realização de um projeto intitulado “100 dias em Lisboa”. Teve por isso de percorrer a cidade durante 100 dias.
Acabou por sair da capital e o resultado foi o dobro do inicialmente esperado. Fez cerca de 200 dias de bicicleta, com o objetivo de perceber as dificuldades que não se sentem dentro de uma sala de aula, frente de um computador em pesquisa. Quis por isso conhecer o terreno que se estuda, de forma a visualizar os verdadeiros problemas e tentar assim resolvê-los.

Paulo Sousa também criou o blog onde fala acerca das suas aventuras, quer por Portugal, quer por Lisboa, e onde também fala de como evitar as emissões de dióxido de carbono.
Paulo Santos participa também num projeto chamado “ecovias de Portugal” com página no facebook. Este projeto pretende criar uma espécie de GPS, para amantes de ciclismo e BTT. A ideia veio do facto de ele ter percorrido Portugal e ter conhecido novos troços e caminhos. O que o levou a partilhar experiências com outras pessoas.
Criou então esta página de facebook, para quem quiser ajudar neste projeto Assim, cada pessoa que tenha feito um percurso de bicicleta e o tenha gravado e identificado com alguma camera de filmar ou mapa, pode enviar a rota que fez para o site ou então para o blog.

Fotogaleria
Tiago Torres e Vasco Fiúza

Nenhum comentário:

Postar um comentário