quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Medicamento de felicidade


Gomas e outros tipos de doces embalados ao sabor de um sorriso


Doces embalados de diversas formas, gomas de todas as cores, sabores e feitios. A Funmácia tenta oferecer ao consumidor de forma divertida e bem disposta, uma maneira de olhar para os problemas com um sorriso. Várias soluções, com uma boa dose de humor, através de rótulos com Indicações terapêuticas, propriedades, Modos de administração, Contraindicações, Advertências, etc.

No interior é possível encontrar vários tipos de doces (rebuçados, caramelos, chocolates, pastilhas, gomas, etc.) em embalagens que habitualmente se encontram em farmácias, (boiões, blisters, bisnagas, caixa de comprimidos, mala de primeiros socorros, kits SOS, entre outros), não esquecendo, as “funmacêuticas”vestidas a rigor. A decoração “clean”, simples e minimalista, conferem-lhe o ambiente de “farmácia”, que posteriormente é reforçado com os demais pormenores, dos quais se destacam as embalagens e os respetivos rótulos com a descrição dos “medicamentos”.

Qualquer semelhança entre uma farmácia tradicional e esta não é pura coincidência. Foi exactamente essa a ideia que Bruno Mendes, 28 anos e Ricardo Belchior, de 27, os proprietários deste novo espaço localizado em Lisboa, quiseram recriar. O ponto de partida aconteceu durante uma viagem a Barcelona onde conheceram a loja Happy Pills. Gostaram do conceito e quando resolveram que queriam abrir a Funmácia na capital portuguesa incluíram algumas ideias próprias, como as embalagens e a decoração. «Sorrir é sempre o melhor remédio», é o lema dos dois sócios.

O que à primeira vista parecem ser medicamentos são na verdade gomas e doces, de várias cores, feitios e sabores. Para comprar o produto exposto, não precisa de mostrar uma receita médica, nem de sentir qualquer dor física para justificar a toma, que pode ser uma única ou dividida por várias tomas ao longo do dia ou da semana.

E não se deixe assustar com as batas brancas dos “farmacêuticos” de serviço. Servem apenas de adereço e para alegrar o ambiente. Aqui dentro, é preciso escolher o tamanho do frasco (150, 300 ou 500ml) e encher com as gomas que mais gostar. Existe também a versão blister, uma verdadeira embalagem de comprimidos, criada para este efeito.

Divertidos e originais são também os rótulos para colocar nos frascos, disponíveis em três dimensões. O preço vai dos 1,5 euros aos 20 euros, nos quais se acondicionam as relíquias escolhidas. “Inibidor de mau feitio”, “Estimulador de mesada” ou “Suplemento de emprego”, são apenas alguns dos títulos dos muitos rótulos disponíveis na loja e que poderão tornar um simples frasco de gomas num presente giro e engraçado. 

Situada na Avenida António Augusto de Aguiar, próximo da praça de Espanha, não há que enganar. E diz quem manda no negócio, basta seguir o trilho das imagens das 800 formiguinhas sedentas de açúcar que se encontram na calçada. Elas conduzem-no até lá!

Joana Viegas e Patrícia Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário